cover
Tocando Agora:

Câmera no Studio

Missa de 7º dia reúne familiares e amigos de vítimas de acidente com ônibus de time de basquete

Missa de 7º dia reúne familiares de vítimas de acidente com ônibus de time de basquete Familiares e amigos se reúnem, neste domingo (21), para celebrar a m...

Missa de 7º dia reúne familiares e amigos de vítimas de acidente com ônibus de time de basquete
Missa de 7º dia reúne familiares e amigos de vítimas de acidente com ônibus de time de basquete (Foto: Reprodução)

Missa de 7º dia reúne familiares de vítimas de acidente com ônibus de time de basquete Familiares e amigos se reúnem, neste domingo (21), para celebrar a missa de 7º dia em memória dos sete atletas mortos em acidente com time de basquete na CE-187, próximo à cidade de Tauá, na madrugada de segunda-feira (15). A cerimônia ocorre na Igreja do Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte, município onde os jovens moravam. Padre Leandro Francisco da Silva , coordenador de pastoral do Horto do Padre Cícero, diz que Jesus com sua morte dá um novo sentido e significado ao sofrimento. “Com ele temos a certeza de que a morte não tem a última palavra. Em Jesus, nós cremos que os nossos irmãos, salvos por sua misericórdia, podem interceder a Deus por nós. A morte não nos separa, não nos divide, mas nos une”, reflete. ✅ Clique e siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp O momento também reuniu pessoas de diferentes religiões, como é o caso dos pais de Matheus Henrique Ferreira Martins, de 15 anos, o pastor Siloé Martins e Maria Fabiana Ferreira. A família veio de Alagoas em missão evangélica no Ceará. Maria Fabiana Ferreira , mãe do Matheus Henrique Ferreira Martins , 15 anos TVM Para Maria, mãe do adolescente, ainda há um vazio dentro de casa por saber que o filho não vai mais voltar. Mas ela “agradece a Deus pelo apoio que tem recebido”. Ela prometeu ao filho de irem ao shopping quando ele retornasse, já que ele tinha completado 15 anos, alguns dias antes do acidente. Quem também esteve na celebração e conversou com a reportagem foi o técnico Ricardo Lemos. Ele ficou internado e recebeu alta no dia do velório coletivo das vítimas que ocorreu em Juazeiro do Norte. Ele diz que todos os dias acorda e pede para que seja apenas um pesadelo, que nada daquilo tenha sido real. O treinador afirma que o momento é de cuidado. "No meu caso, cuidar da minha própria saúde, da minha recuperação, ir pra fisioterapia, pra médico, pro psicólogo. Mas, ao mesmo tempo, entrar em cuidado com os meninos, organizar a logística de cuidar das famílias deles". LEIA TAMBÉM: Time de basquete que perdeu sete pessoas em acidente havia sido campeão horas antes Quem são os 7 atletas que morreram em acidente com ônibus de time de basquete no Ceará Antônia Soraia Bezerra Leite perdeu o único filho, Henrique Ferreira Bezerra , 17 anos. "O vazio que ficou é profundo. No entanto, busco forças na minha fé. Sei que tudo pertence a Deus. Ele me deu o Henrique e Ele o levou. Sou uma serva de Deus e mantenho a esperança de que, no tempo certo, nos reencontraremos. Assim como reencontrarei minha mãe", se diz esperançosa. Familiares e amigos na Igreja do Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte, município onde os jovens moravam. TVM Feridos Dois atletas continuam internados no Hospital Regional do Cariri. O atleta Cícero Igor Silva Lima, de 17 anos, recebeu alta hospitalar nessa quinta-feira (18). Cícero estava junto da delegação que vinha de uma competição em Sobral, onde a categoria sub-19 foi campeã horas antes. O adolescente foi atendido inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento(UPA) em Tauá, onde recebeu os primeiros socorros. Depois, foi transferido para o Hospital Regional do Cariri, onde permaneceu até o final da tarde desta quinta-feira (18). Cícero Igor mora em Juazeiro do Norte e é aluno do 3º ano da Escola de Ensino Médio Tempo Integral (EEMTI) Presidente Geisel, conhecida como Polivalente. Conforme apuração do g1, o atleta está com escoriações na perna e segue sob os cuidados da família. Foto à esquerda mostra estudante antes de partida de basqueta. À direita, o jovem depois do acidente sob cuidados médicos. Reprodução Segundo familiares, Cícero está abalado e não consegue falar sobre o acidente. Ainda não há previsão de retorno do estudante à escola. O Hospital Regional do Cariri informou que outros dois jovens seguem internados e o quadro de saúde é considerado estável. Treinador Ricardo Lemos, treinador da equipe sub-19 do basquete de Juazeiro, falou emocionado nesta terça-feira (16) durante o velório coletivo das vítimas que morreram na madrugada de segunda-feira (15) no interior do Ceará. “Eu daria a minha vida pela dos meninos ali” (veja o vídeo abaixo), disse o professor no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, onde ocorreu pela manhã desta terça-feira o velório coletivo de seis vítimas. O corpo da sétima vítima é velado no Centro de Velório Anjo da Guarda. Três sobreviventes seguem internados em hospital no Cariri. ‘Eu daria a minha vida pela dos meninos’, diz treinador sobre mortos em acidente com time LEIA TAMBÉM: Time de basquete que perdeu sete atletas havia sido campeão horas antes Quem eram os 7 atletas que morreram em acidente com ônibus de time Pelo menos 30 feridos receberam atendimento médico em acidente com ônibus que deixou sete mortos Três vítimas de acidente com ônibus seguem internadas Com hematomas no rosto e poucas horas depois de receber alta do Hospital Regional do Cariri, Ricardo relembra que bateu a cabeça na porta da cabine do motorista. E foi por ali que ele e a equipe conseguiram sair após o ônibus capotar. “No primeiro momento, eu só quis salvar todo mundo, não vi que eu estava ferido”, lembra. Ricardo agradeceu o apoio que tem recebido do “município, do estado, do Brasil e da comunidade do basquete". O professor trabalha voluntariamente com basquete há 20 anos. Ele diz que viajar sempre é um ponto delicado na rotina dos atletas. “Mas é um elemento essencial para competir e viver o esporte”, pontua. “Quando você vai para outra cidade competir, colocar o seu corpo em performance, a gente pensa que nenhum atleta se machuque, que todo mundo volte bem. Não era assim que eu queria ver nossa quadra de esporte. Estou quebrado de espírito." Treinador fala emocionado em ginásio onde ocorre velório coletivo Reprodução Velório coletivo Velório coletivo de jovens atletas em Juazeiro do Norte Corpos de vítimas de acidente são velados em Juazeiro do Norte. Edison Freitas/SVM As vítimas do acidente com ônibus que deixou sete jovens mortos na CE-187, nas proximidades de Tauá, no interior do Ceará, são veladas na manhã desta terça-feira (16). A tragédia ocorreu nesta segunda (15), quando o veículo que fazia o trajeto Sobral - Juazeiro do Norte tombou e matou seis jogadores e um membro da comissão técnica. Outras 30 pessoas ficaram feridas. Os corpos de seis das sete vítimas são velados no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte. O corpo da sétima vítima está no Centro de Velório Anjo da Guarda. Três sobreviventes seguem internados em hospital no Cariri. Vítimas veladas no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte: Henrique Ferreira Bezerra, 17 anos Jonatan Samuel dos Santos Lopes Cauã Rodrigues Fratta, 17 anos Marcos Miguel da Silva (Assistente Técnico) Luiz José de Morais Neto, 19 anos João Paulo Sampaio de Alencar, 18 anos Vítima velada no Centro de Velório Anjo da Guarda em Juazeiro do Norte: Matheus Henrique Ferreira Martins, 15 anos O Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran) e a Guarda Municipal de Juazeiro acompanharam o cortejo dos corpos pela cidade. Um momento de oração e uma celebração ecumênica também marcarão o dia. O sepultamento de todos os corpos será realizado por volta de 16h. Jovens vítimas de acidente são velados nesta terça-feira (16). TV Verdes Mares/Reprodução No ginásio, amigos e familiares chegaram emocionados para prestar homenagens. Em entrevista à TV Verdes Mares ainda na segunda (15), o pai de uma das vítimas, Matheus Henrique Ferreira Martins, de apenas 15 anos, disse que o adolescente havia feito aniversário há poucos dias: "A paixão pelo basquete começou quando ele começou a visitar a escola, a paixão dele era inexplicável. Tanto é que ele, quando foi pedir recurso para participar do campeonato, ele disse: 'é o meu sonho, eu vou recompensar tudo que o senhor está investindo em mim", disse Siloé Martins, pastor e pai de Matheus. Sete membros de time de basquete morrem em acidente de ônibus no Ceará TV Globo/Reprodução Acidente com sete mortos Vítimas foram homenageadas com bandeiras e bolas de basquete. Edison Freitas/SVM O ônibus com os atletas retornava de Sobral, onde eles disputaram um campeonato, e seguia para Juazeiro do Norte. Conforme um oficial do Corpo de Bombeiros do Ceará afirmou ao g1, o ônibus tombou na via. Segundo o agente, que participou do resgate das vítimas, cinco mortos saíram pela janela, foram arrastados e ficaram sob o peso do veículo. Outros dois mortos foram retirados das ferragens do interior do ônibus. De acordo com a prefeitura de Tauá, 31 pessoas precisaram de atendimento médico e foram levadas a hospitais da região. Nesta terça-feira, três vítimas continuam internadas no Hospital Regional do Cariri. Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: .