Lula sanciona lei que reconhece Ilhéus como capital nacional da rota do cacau e do chocolate
19/12/2025
(Foto: Reprodução) Ilhéus é reconhecida como capital nacional da rota do cacau e chocolate
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que reconhece a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, como capital nacional da rota do cacau e do chocolate. A decisão foi divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira (19).
A proposta tem o objetivo de valorizar a cidade, que tem se destacado por adotar práticas sustentáveis para o cultivo do cacau e investido em métodos orgânicos para a produção. Além disso, o desempenho no ramo do chocolate tem destacado a cidade como um forte destino turístico na região
A lei foi proposta pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). Na prática, a sanção do projeto faz com que o poder público destine mais investimentos em infraestrutura e promoção de Ilhéus.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Lula sanciona lei que reconhece Ilhéus como capital nacional da rota do cacau e do chocolate
Reprodução/TV Santa Cruz
"É um título que consolida a nossa cidade, nosso legado. Ilhéus é conhecida mundialmente, o cacau e o chocolate, que tanto desenvolvimento já teve aqui outrora e hoje volta com essa pujança", analisou o prefeito da cidade, Valderico Júnior, em entrevista à TV Santa Cruz.
"A gente fica muito feliz de ter Ilhéus com tanta biodiversidade, tanta história, cultura. Jorge Amado ajudou a propagar isso tudo e agora consolida dentro desse projeto como a cidade do cacau, do chocolate. Não tenho dúvidas que isso é um ganho efetivo e um potencial econômico para todos nós."
LEIA TAMBÉM:
MP-BA ajuíza ação contra Claudia Leitte por mudar letra de música e pede R$ 2 milhões por discriminação religiosa
Justiça suspende concurso público da Prefeitura de Santanópolis após decisão em ação do MP-BA
Universidade Federal do Sul da Bahia lança concurso para professores com salários que podem chegar a R$ 14 mil
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e da TV Bahia